domingo, 13 de setembro de 2009

Reunião com a ONG Alcoólicos Anônimos

A dependência do álcool é algo que realmente estraga a vida do dependente, quando não destrói. Algumas semanas a trás fomos a uma das reuniões do A.A. Foi uma experiência interessante, ver cada dependente compartilhar sua vida: como, porque e em qual circunstância começaram a beber.
Entregaram-nos um livreto com as “Doze Tradições” e os “Doze Passos” para a recuperação. Eles reforçam a idéia de que são doze passos e não doze mandamentos, ou seja, ninguém é obrigado, eles deixam à mercê de cada dependente segui-los ou não.
O que mais chamou a nossa atenção foi que nenhum deles se declara livre do álcool. Muitos deles freqüentam as reuniões há anos e não pretendem parar de freqüentá-las, pois sabem que quando não forem, quando não ouvirem os depoimentos dos companheiros, eles voltam para a bebida, rebaixando-se a estaca zero.
O primeiro passo para a recuperação é QUERER parar de beber. O primeiro passo do livreto é “Evite o primeiro gole”. Algo que parece tão simples pra quem não vive nessa realidade, é o ato mais importante para quem vive nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário